Inclusão alimentar é um conjunto de ideias, práticas e vivências que buscam promover a integração das pessoas com necessidades alimentares especiais em vários níveis da sociedade, como a família, a saúde, o ensino, o mercado de alimentos, a mídia e as políticas públicas.  O principal objetivo da inclusão alimentar é propor um diálogo aberto e construtivo sobre os desafios enfrentados pelas pessoas com restrições alimentares e seus familiares, de modo a semear um convívio com mais afeto e empatia.

A Cozinha Inclusiva consiste em uma proposta de repensar o ato de cozinhar a partir de um olhar que favoreça a inclusão de pessoas com necessidades alimentares especiais. A cozinha inclusiva visa dar voz e espaço às pessoas com restrições alimentares.  Ao promover a inclusão por meio do compartilhamento de alimentos seguros, contribuímos na construção de um novo significado do ato de cozinhar: um significado centrado na empatia e no reconhecimento da diversidade alimentar como uma oportunidade de inclusão e solidariedade.

Publicações da Chef Carla Maia sobre o tema:

1.Livro “Direito à alimentação, políticas públicas e restrições alimentares: entre a invisibilidade e o reconhecimento”. Rede de Estudos em Justiça Alimentar, publicado pela Universidade Federal de Juiz de Fora, 2017.

2. Livro ” Mais que Receitas: Comida de Verdade”. Rede Ideias na Mesa,  publicado pelo Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição do Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília, 2016.