OLÁ, EU SOU A CARLA MAIA

Nasci em uma família mineira cercada de cozinheiras de “mão cheia”. Minha avó, tias-avós, mãe e tias viviam a fazer doces, quitutes e quitandas para deliciosos encontros familiares onde geralmente acontecia na cozinha, o lugar mais bacana da casa. Cresci ouvindo as conversas, sentindo o cheirinho do café passado na hora, do pão de queijo assando no forno, do perfume da canela sendo polvilhada sobre o bolo de fubá e aprendendo os segredos e truques de uma boa receita. Seguindo a tradição de minha família, também me apaixonei pela cozinha.

Em 2014, após o processo de diagnóstico e convivência com as necessidades alimentares especiais da minha filha, fui obrigada a reinventar o modo como me relacionava com o ato de cozinhar.  Ingredientes até então tradicionais, como o leite, os ovos, a farinha de trigo e a soja, se tornaram um risco à saúde e bem-estar da minha família. Um novo e complexo mundo se abria naquele momento. Em 2015 surgiu o site Menu Bacana como uma forma de compartilhamento de experiências, dicas, receitas, mas principalmente como instrumento de debate e conscientização sobre a inclusão alimentar.

Em 2017 nascia a Escola de Cozinha Inclusiva, a primeira plataforma de cursos online de culinária direcionada exclusivamente às pessoas com necessidades alimentares especiais do Brasil. Ao longo desses anos, mais de 4.000 alunas e alunos se matricularam nos cursos online e presenciais de nossa Escola. A Escola de Cozinha Inclusiva se transformou em um espaço de capacitação técnica de pessoas interessadas em conhecer profundamente a gastronomia inclusiva.

No ano de 2019, uma nova fase do nosso projeto ganhou vida. O nosso Ateliê/Escola, localizado na cidade de Belo Horizonte, passa a oferecer cursos presenciais, consultorias e aulas individuais ministradas em ambiente seguro, em uma cozinha controlada, livre de contaminação cruzada. ♥

Minhas certificações